sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Só no festival


Hoje vou contar um breve história que aconteceu no 18 festival, essa até engraçada.Ricardo Ferreira, mais conhecido como Azul, é um daqueles mega apaixonados pela Arrancada, sempre acompanhou as provas como colaborador(fotógrafo) do site Dragsterbrasil e como profissão, trabalha a cinco anos em uma das lojas mais antiga de peças de performance a ANCONA, ou seja, ele respira performance.Claro!Tudo isso com aquela enorme vontade de acelerar nas pistas, sempre teve seus carros turbos e começou a se aventurar pelas Arrancadas de carros de rua, mas sempre quis andar na Arrancada profissional.
No 18º festival, ele recebeu alguns apoios $$, então conseguiu levar o seu bólido, a saveiro #167.Chegou no AIC com o sorriso que não cabia no rosto, afinal, andar naquela pista deixa qualquer pessoa em extâse.Na sexta-feira, dia de treinos, conseguiu dar uma puxada com uma certa dificuldade, pista molhada e os pneus com 30 libras, sendo a primeira vez cravando 13,3s, tempo que para a sua categoria é muito baixo, Azul fez a inscrição na desafio 14.
A felicidade em andar e saber que seu carro entrava facilmente nos 12s, deixou com toda empolgação, seu carrinho de rua estava bem acertadinho.Tudo estava correndo muito bem até chegar nos boxes e perceber uma fumacinha estranha saindo pelo capô, até então, não sabia realmente o que era, chamou seu preparador (Roberto)conhecido como baiano, ele é o proprietário da Iguatemi Motores, oficina que está marcada na história das Arrancada como a primeira a montar um turbo injetado(mas isso, é outra história).Roberto com sua experiência, fez alguns testes e detectou que a canaleta de uma pistão tinha quebrado, ou melhor, se continuar, vai mandar tudo pra baixo.Ao receber a notícia, Azul fecha o capô e guarda o carro, tipo:-Pra mim, o festival acabou aqui!!!!!!!
A notícia se espalhou rapidamente, Azul é um cara muito querido no meio, alguns amigos ofereceram ajuda na mão de obra, outros, ajuda com $$ e outros queriam comprar um jogo de pistões, enfiar na saveiro e dizer:-Vai lá , Azul, afunda o pé nessa porra e vai ser feliz!!!!!!!!Azul com toda a calma que Deus lhe deu, porque essa pessoa, quando Deus foi dar a calma ele passou pelo menos umas 3 vezes na fila.Vai tomar no c...!O cara para ser calmo.Ele decidiu que não iria montar nada e o pior, iria correr com o carro do jeito que está.Roberto só falou o seguinte:-Então, vamos tirar o cabo de vela do cilindro afetado.
Chegou sábado, primeira puxada oficial a saveiro vai com 3 cilindros.Azul enfiou o pé, sem dó e pensou:Já estou na roça mesmo, vamos ver o que vai dar...A saveiro foi firme, mas o cara com 3 cilindros teve coragem de errar a terceira, resultado 17,6s de pista, o cara passeou bonito, depois não conseguiu dar a segunda puxada no sábado e por sorte, conseguiu ficar entre os 20 da categoria, restava apenas 2 do domingo.Na primeira puxada do domingo, Azul como um guerreiro voltou para pista, alinhou do pré stage, foi para o stage e só esperou descer as luzes, afundou o pé novamente sem dó, resultado, conseguiu cravar 14,028s até o momento era o melhor tempo, por incrivel que parece, essa categoria ganha quem tiver o tempo mais próximo dos 14s.
Azul ficou só alegria, depois do seu motor quebrado, sentiu um pouco do gosto de permanecer em primeiro foi sensacional, pena que na ultima puxada, um cabra muito do sortudo, cravou 14,026 e tomou a primeira colocação do nossa amigo Azul.Essa é uma história de festival.
Mesmo com trancos e barrancos, nosso amigo saiu feliz do autódromo, trouxe um troféu, esse que trás uma alegria enorme quando conquistamos.Parabéns, Azul!!!!!
Saveiro guerreira

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Duelar com elegância

Sabemos que há grandes rivalidades no mundo do automobilismo, no meio da arrancada, acredito que a maior rivalidade refere-se a motores V8 e 6cil, nesse último festival, os carro que dão grande enfase a esses motores travaram um grande duelo, o opala #312 do meu parceiro Fernando Leme  e o maverick #10 do Gustavo Castanõn.
Fernando era dono do recorde do AIC, e Gustavo havia  feito parciais muito baixas no Velopark, acredito que ambos pensava um no carro do outro.Gustavo de como fazer para quebrar a marca do Fernando, e o mesmo de como segurar o recorde, sabendo que seu oponente viria forte.
Nessa história que poderia dar uma boa novela, dessa vez o V8 falou mais alto, Gustavo enfiou incríveis 9,00s por pouco não entra na casa dos 8s.Mas esse duelo parecia de lordes ingleses, o respeito entre ambos foi incrível, nada de trapassas, nada de joguinho no pinheirinho, tudo feito em total sintonia, pra mim, foi uma das coisas mais bonitas do 18º festival.
Infelizmente o Opala #312 perdeu o posto de recordista, mas, 2012 está aí e Fernando não vai descansar, vai trabalhar firme para retomar o posto de recordista.

     
Antes do grande duelo  
  
Arquibancada quase vem abaixo.Coisa linda de ver!!!









Parabéns a toda equipe Castanõn, pelo recorde e por ter alcançado o lugar mais alto no pódio.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O meu Festival.

Bonito na foto, mas andar que é bom...nada

Olá meus amigos!Vou tentar resumir um pouco o meu festival.Senão fosse o encontro com amigos, ver alguns duelos sensacionais que meu parceiro Leme e Castanon proporcionaram, mais a linda briga na TO, sinceramente queria apagar da memória esse festival.
A organização ficou muito a desejar, a CBA mais uma vez mostrou que não tem pessoas competentes para administrar ou resolver algo e a Força Livre mostrou que o importante é você ser amigo de alguém ou ser fluente com alguém, assim, você pode ter as coisas ou fazer o que quiser, independente se está em algum regulamente ou não.Eu poderia até chamar de 18º  Festival brasileiro de desorganização, não sei como as pessoas conseguem fazer algo por 18 anos e ao invés de melhorar o show, consegue piora-lo.Infelizmente a minha visão foi essa.
Sobre eu e meu bólido #56 só faltamos sentarmos e chorarmos.Eu não estava com muitas expectativas, mas ficar na 15º colocação não estava nem em meus maiores pesadelos, foi o ocorrido que está me fazendo pensar e refletir sobre várias situações.
No ano passado, meu carro era praticamente básico, faltava muitas coisas para fazer e ficar igual aos carros dos ponteiros da categoria, mesmo assim, consegui chegar no tempo de 11,2s, isso porque a tocada não foi das melhores, ou seja, meu tempo poderia ser mais baixo.Esperava pelo menos quebrar essa marca, poder entrar na casa dos 10s, mas, infelizmente por causa da chuva na sexta-feira não conseguimos treinar para poder acertar o carro.No sábado, começava as puxadas oficiais, sem direito a treino, fui para minha primeira puxada oficial com o carro, estava totalmente concentrado para dar o melhor na pista, quando estou próximo a entrar na pista, é passado o rolo para verificar a altura do bandeijão, nessa o  bendito rolo raspa o bandeijão fazendo a minha desclassificação sem direito a puxada.Fiquei tão nervoso na hora, perdi a puxada, só tinha direito a mais 2 puxadas, as chances de acertar o carro estava bem menores e não deu outra, consegui dar uma puxada no sábado virando 11,3s, com essa pudemos  verificar como o #56 estava se comportando com seu novo coração, foi feito alguns ajustes e pensei: - Agora está mais acertadinho, equalizado o peso e feito mais alguns ajustes na injeção, vai ser na próxima que baixarei meu tempo.A coisa foi totalmente o contrário, meu tempo aumentou para 11,6s, isso me deixou fora da quarta puxada que só entra os 10 primeiros.
Pois bem, meus amigos, esse foi o meu festival, pra mim, decepcionante, nesses 2 anos que estou envolvido diretamente com um carro de arrancada, foi os dias  mais frustante que tive...
Se estivesse na arquibancada olhando, com certeza falaria:-Nossa, aquele #56 tá morto!!Melhor andar na desafio...
O  lado bom, foi ver a minha categoria fervendo com recorde encima de recorde, vários carros entrando na casa dos 10s e mostrando que é difícil apontar um favorito, que tudo podia acontecer, pelo menos 4 equipes mostraram toda a sua competência fazendo uma dispusta acirrada.
Parabéns as equipes, Julieta preparações, Nunes preparações, Curinga preparações e Nivaldo Motores essas que travaram lindos duelos.E mais uma vez, parabéns a Celso Camargo com seu bólido #101, colocou a Julieta novamente no lugar mais alto, sendo campeão do Festival e retomando o titulo de recordista do AIC e também ao Pisto, 1 ano afastado, juntou-se com Nunes e mostraram grande afinidade ao alcançar de cara os 10,5s...